Associação Desportiva de Fornos de Algodres

A Associação Desportiva de Fornos de Algodres foi fundada no ano de 1970, na vila de Fornos de Algodres.
E é subsequente de um outro clube existente na Vila que era uma filial do Clube Futebol os Belenenses que se intitulava Clube de Futebol os Fornenses.
A quando da sua formação não teria a dimensão que hoje reflete, não teria camadas jovens que pertenciam a um outro clube também já extinto, o Clube de Futebol os Beirões.
Nas décadas de 50, 60 e meados de 70 o Concelho era rico em Grupos em todas as Freguesias que praticavam o desporto rei, faziam-se encontros entre Freguesias e havia até rivalidades, assim nos lembram alguns daqueles que ainda recordam com saudades esses tempos.
A A.D. Fornos de Algodres surge para tentar levar a cabo a junção de todos estes grupos associativos dedicados ao Futebol, pode dizer-se que o conseguiu com sucesso.
A A.D. Fornos de Algodres tem sede em Fornos de Algodres Concelho do Distrito da Guarda, pelo que naturalmente compete e sempre competiu nos campeonatos da Associação de Futebol da Guarda.
A A.D. Fornos de Algodres conta com muitas presenças na 3ª Divisão Nacional, hoje nomeado de Campeonato de Portugal sendo uma das equipa do distrito da Guarda que mais tempo se manteve neste patamar, tendo obtido excelentes classificações a melhor classificação em 2009/10, com um ótimo 3º lugar, seguida do 4ºlugar exequo com Anadia, dado que ambas tiveram os mesmos pontos mas por goal avarage o Anadia foi 3º, na temporada 1995/96.
O clube ganhou grande prestígio sobretudo através da formação de qualidade que oferece aos mais jovens, tendo já formado jogadores como José Bosingwa, Daniel Candeias, Rui Miguel, Luisinho, Philip Chidi, entre outros.
A A.D. Fornos de Algodres continua a ser a Associação mais acarinhada no Concelho com grande força por parte dos seus adeptos sendo que estes transcendem entre gerações pois todos eles viveram num momento ou noutro a Associação, passando esse amor de pai para filho de avô para netos e são esses netos que hoje lideram a Associação que hoje é dirigida por um grupo maioritariamente de Jovens que tem levado a cabo uma reestruturação da Associação através da inserção de pessoas qualificadas na área do Desporto para dirigirem os treinos para os mais jovens, a introdução de novas modalidades como o treino funcional, o ciclismo, e até o Zumba.